Natal é tempo de grandes festas e também de grandes gastos!


Com alguns ganhos extras do final do ano como o Décimo Terceiro, Bônus de algumas empresas mais lucrativas e a Participação nos Lucros, acabamos extrapolando no consumo principalmente com a compra de presentes a familiares e amigos que fazemos questão de lembrar nesta data tão especial.

Mas não podemos esquecer, em nenhum momento, que janeiro é um mês bastante pesado financeiramente, pois temos muitos impostos neste período como o IPTU, IPVA, Seguro Obrigatório além das diversas despesas escolares (mensalidade, uniforme, materiais, tênis...).

Não quero quebrar a harmonia do seu Natal nem tão pouco a alegria das crianças. Eu não estou propondo que não compre presentes, mas quero propor que não se endivide na compra deles.

Na Palavra do Senhor no Provérbio 31,18 diz “Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.”

Então aprendemos que a Mulher Virtuosa pesquisa o que adquire, e adquire somente aquilo que é bom e adequado para sua família, na segunda parte do versículo que fala que sua lâmpada não se apaga de noite, nos ensina que ela é precavida quanto ao que tem para que não falte.

Meninas, para que façamos então boas compras, aqui vão três dicas.

Vamos lá?

1º PLANEJAMENTO
ü    Faça uma previsão dos gastos e ganhos de dezembro e janeiro para que não sofra dores de cabeça! Ahh, não se esqueça de contabilizar seus gastos fixos do mês, água, luz, telefone, alimentação...



2º COMPARE OS PREÇOS
ü    Não saia de casa sem a lista prévia das pessoas que pretende presentear e o que deseja comprar, para evitar a compra por impulso; Ahh e outro detalhe, eu sei que é delicioso presentear a todos, mas isto cabe nas pequenas famílias, já nas grandes famílias melhor será comprar presentes somente para as crianças e promover um amigo secreto entre os adultos, desta forma, todos são presenteados, se divertirão na brincadeira, e todos terão uma maior economia;
ü    Reserve um tempo para as compras, não tenha pressa, para que possa pesquisar, em pelo menos três lojas diferentes, pois oscilam muito os preços nesta época; E se for adquirir eletrodomésticos para sua família e puder aguardar mais um pouquinho, adquira-os em janeiro,  onde as lojas fazem megas promoções de queima de estoque;
ü    Não invista altas quantias em embalagens, explore sua criatividade e dê seu toque especial, ira lhe custar menos, e a pessoa que recebe este presente sente todo o carinho e a atenção que dispensou naquele trabalho, e isto, é maravilhoso, é o valor intrínseco que pede o Natal!

http://fecapjr.wordpress.com

3º CARTÃO DE CRÉDITO
ü    É um grande vilão para as compras Natalinas. Prefira fazer suas compras em dinheiro. No Cartão de Crédito, por ser muito simples e fácil o parcelamento, é também mais fácil nos perdermos nos controles e a despesa excedida certamente onerará o mês de janeiro. Alem de que muitas lojas oferecem descontos no pagamento a vista.




Meninas, por agora é isto, no nosso próximo post, iremos literalmente às compras e registraremos tudo pra vocês...

Um abraço, e até lá...

Graça e Paz

Eli,




Share this:

Continue a Conversa

    Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

gostei das dicas...vou procurar me controlar nas compras....